Vai viajar? 4 países que exigem vacinas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

países que exigem vacinas

O aumento de viagens entre populações de países diferentes é um fato extraordinário e excelente para a propagação de culturas em todo o mundo. Entretanto, esse hábito pode trazer alguns problemas, como a transmissão de doenças que não eram conhecidas pelos países de destino. Apesar de as viagens internacionais terem se popularizado nas últimas décadas, existem relatos de que desde a colonização do Brasil esse tipo de contágio já acontecia. Alguns pesquisadores afirmam que parte da população indígena brasileira morreu de gripe após entrar em contato com os portugueses.

Para evitar situações como essa, alguns países exigem que os visitantes sejam vacinados antes de entrarem em seus territórios. E essas são regras invioláveis. Para que você não passe por imprevistos na imigração, preparamos uma lista completa com os principais países que exigem vacinas.

Países da África, Ásia e Américas: Febre Amarela

O recente surto de Febre Amarela em países da América do Sul, Central e África acenderam um alerta no restante do mundo. Populações que nunca tinham sido expostas a essa doença passaram a sofrer mais com os sintomas e foram centenas de mortes por esse motivo. Rapidamente, a Organização Mundial de Saúde estendeu o alerta de vacinação para centenas de países e hoje ela é obrigatória para a maioria dos países da África, Ásia e todas as Américas. A lista de países que exigem vacinas de febre amarela é bastante extensa e todas as orientações podem ser conferidas em português no site da OMS.

Armênia: meningite meningocócica

A Armênia é um país da Ásia que tem uma incidência muito alta de tuberculose e os Médicos Sem Fronteiras trabalham arduamente para combater essa realidade. Mas para essa doença você provavelmente já foi vacinado quando criança. É a mesma vacina que deixa marquinhas eternas no braço direito, a BCG. Mas fique atento: esse é mais um dos países que exigem vacinas. Então quando for viajar para a Armênia você também precisará tomar a vacina meningocócica, que previne a meningite.países que exigem vacinas

Gabão: difteria, tétano e poliomielite

O Gabão é um país da África que tem alguns problemas sanitários. Os atendimentos médicos lá não são conhecidos pela sua qualidade. Por isso, antes de ir para lá é preciso se certificar de que você tem um seguro de viagem adequado. Mas também é importante estar vacinado contra difteria, tétano e poliomielite. Essas são vacinas obrigatórias para entrar no país.

Não são todos países que exigem vacinas, mas recomendam

A lista de países que exigem vacinas é grande, mas aqueles que recomendam é ainda maior. Isso significa que elas não são obrigatórias, mas é melhor tomar antes de ir. Para quase todos os países existem orientações específicas quanto às vacinas. O mais importante é procurar um posto de saúde com pelo menos vinte dias de antecedência. E, depois disso, emitir a certificação internacional de vacinação, que é um documento importante para viajar ao exterior.

Os países que exigem vacinas antes de entrar em seus territórios têm uma preocupação clara com a saúde de sua população. São medidas como essas que impedem que epidemias ganhem força. Por isso, antes de sair do país, faça a sua pesquisa corretamente e não corra o risco de ser mandando de volta para casa.

Vai sair do Brasil em breve? Conte nos comentários para onde vai e quais são as providências que você deverá tomar.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×