Perdi meu passaporte fora do país! E agora?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

perdi meu passaporte fora do país

O passaporte é emitido pelo país ao qual você pertence, mas é o documento de identificação aceito em todo o mundo. É nele que são adicionados os vistos dos países e também carimbadas as entradas neles. Se tudo correr bem na viagem, você voltará para o seu país com o passaporte bastante usado. Mas eventualmente acontecem imprevistos, como a perda desse documento. Nesse caso, é preciso tomar algumas providências importantes. Se você acabou de perceber “perdi meu passaporte fora do país”, fique atento a este texto.

Faça um boletim de ocorrência

Ao contrário do que possa parecer, quando perdemos o passaporte fora do Brasil, a burocracia não é gigantesca. Basta avisar às autoridades que isso aconteceu. Ou seja, entre em contato com a polícia local e registre um boletim de ocorrência. Você pode também fazer uma carta de próprio punho explicando exatamente o que aconteceu.

Avise a embaixada: “perdi meu passaporte fora do país”

Com o boletim de ocorrência ou a carta em mãos, chega a hora de avisar a embaixada ou consulado brasileiro no local. Para tanto, você deve ter o B.O. e um documento de identificação em mãos. Há ainda uma taxa que deve ser paga para uma nova emissão de passaporte. Dependendo da época quando a requisição for feita, é possível sair com ele em mãos em poucos dias. Se você tiver uma cópia do documento, melhor ainda.perdi meu passaporte fora do país

Solicite a autorização de retorno ao Brasil

Perdi meu passaporte fora do país e não tenho dinheiro para emitir um novo”. Essa situação pode parecer desesperadora, mas não se assuste. Lembre-se que as unidades consulares existem para te ajudar, são seu porto seguro fora do Brasil. Portanto, se você não puder bancar um novo documento, o segredo é solicitar uma ARB. Ou seja, uma autorização de retorno ao Brasil. Mas lembre-se: ela é exatamente o que o nome diz e não serve como documento de identificação.

Previna as dores de cabeça

Vamos começar por um raciocínio lógico: só perde o passaporte quem leva ele para passear, não é mesmo? Por isso, a primeira dica para prevenir as dores de cabeça é usar esse documento somente quando ele é realmente necessário. Ou seja, antes de embarcar em um voo, para sair e para chegar no Brasil. Durante o período que você estiver passeando no exterior, use a sua carteira de motorista, o seu RG, ou aproveite a próxima dica.

A outra precaução que você pode tomar é tirar uma cópia do seu passaporte. Ela não servirá para embarcar no aeroporto, mas funciona para todas as outras situações corriqueiras da viagem. Deixe uma cópia em papel na carteira e guarde uma digital no seu e-mail, na nuvem ou no seu celular.

Perceber e admitir “perdi meu passaporte fora do país” é uma dura realidade, mas não é o fim do mundo. É claro que serão necessárias providências para contornar a situação. Fazer o boletim de ocorrência e entrar em contato com o consulado são etapas fundamentais. Assim que tudo estiver resolvido, você poderá continuar aproveitando a sua viagem e voltar para casa sem preocupações. Na pior das hipóteses, você terá uma boa história para contar para os amigos.

Você já passou por alguma outra situação, como perder o passaporte fora do país, em que teve que lidar com burocracias? Conte nos comentários e ajude outras pessoas que estão na mesma situação e continue navegando em nosso blog.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×