Perdeu os documentos fora do país? Como um seguro de viagem pode te ajudar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

perdeu os documentos fora do país

Perder os documentos já é chato o suficiente quando estamos em território nacional. Mas quando isso acontece fora do Brasil as coisas ficam ainda mais desagradáveis. Isso porque as burocracias são outras, você geralmente não conhece os órgãos responsáveis por elas e todos os contatos serão feitos na língua local. Além de tudo isso, ninguém tem tempo sobrando nas férias para ficar se preocupando em preencher formulários e aguardar novas vias da documentação.

Mas a realidade é que dificilmente você conseguirá fazer qualquer coisa fora do país sem seus documentos. Inclusive voltar para casa. Mas a notícia boa é que existem empresas especializadas em te ajudar justamente nesses momentos difíceis. Veja agora como um seguro de viagem pode te ajudar se você perdeu os documentos fora do país.

Perdeu os documentos fora do país: primeiros passos

Em situações atípicas como essa, é importante saber pelo menos qual é o primeiro passo a ser dado. Assim que você notar que perdeu os documentos fora do país, entre em contato com o seu seguro de viagem e conte exatamente o que aconteceu. Você pode os ter esquecido no transporte público ou ter sido assaltado. Para cada caso será necessária uma atenção diferente. O mais importante é poder contar com a ajuda de profissionais experientes. Como conhecedores do país que você está, eles poderão te orientar sobre como exatamente prosseguir a partir de então.

Boletim de ocorrência com os órgãos responsáveis

Tão importante quanto acionar o seu seguro de viagem é fazer o boletim de ocorrência notificando as autoridades sobre a perda dos documentos. É essa atitude que te protege caso outra pessoa use os seus documentos ou cartão de crédito. É também com o boletim de ocorrência em mãos que você conseguirá prosseguir com todas as outras providências necessárias. Portanto, se você perdeu os documentos fora do país, procure as autoridades responsáveis e, claro, se você não souber onde ir, o seguro de viagem pode te ajudar.

perdeu os documentos fora do país

Faça cópias de todos os seus documentos

Perder os documentos não é algo que planejamos, mas existem pequenos cuidados que ajudarão a diminuir a burocracia e os problemas. Um deles é fazer cópias dos seus documentos. Elas podem ser autenticadas em cartório ou cópias simples que o ajudarão com todos os números e dados. Nesse caso, a empresa que você contratou para fazer o seu seguro de viagem pode ser a guardiã de todos esses papéis. Dessa forma, você estará protegido de assaltos, perdas no transporte ou nos hotéis, ou quaisquer outras ocorrências.

Consiga voltar para o Brasil

Parece bobo dizer isso, mas você terá que resolver alguns problemas para conseguir voltar ao Brasil. O primeiro passo é solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil na unidade consular mais próxima. Em seguida, você deverá checar com a companhia aérea se existe a necessidade de uma nova emissão das passagens. Se elas forem perdidas junto com os documentos, esse certamente será um problema. Mas se você contratou um seguro de viagem, os seus problemas serão menores. Isso porque faz parte do trabalho deles dar assistência quando você precisa lidar com mudanças de passagens ou nova emissão de cartões de embarque.

Se você perdeu os documentos fora do país, os primeiros passos são fazer um boletim de ocorrência e acionar o seu seguro de viagem. É essa empresa que o ajudará a lidar com todas as burocracias. Desde orientações sobre qual a unidade consular mais próxima, até os contatos com a companhia aérea.

Você já passou por uma situação parecida e pediu a ajuda do seu seguro de viagem para resolver todo o problema? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×