5 coisas que você deve fazer caso for roubado no exterior

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

roubado no exterior

Entre todos os planos que você faz para uma viagem — passeios, restaurantes, pontos turísticos, lojas etc…  — certamente ser roubado não está entre eles. Por mais que tenhamos a sensação de que nenhum lugar será mais violento que o Brasil, isso não é verdade e nem exclui a possibilidade de perder seus pertences para uma pessoa mal intencionada. Por isso, acima de tudo, é preciso ter cuidado e manter-se em alerta.

Mas se mesmo assim você for roubado no exterior, veja agora 5 dicas que preparamos para te ajudar a contornar essa situação.

1. Não reaja ao assalto em hipótese alguma

Os cuidados que você deve tomar se for roubado no exterior são os mesmos para o caso de assalto no Brasil. Ou seja, quando interagindo com o assaltante, jamais reaja violentamente. Não tente enganá-lo ou bancar o espertinho. O mais importante é entregar os seus bens materiais e manter-se bem fisicamente. Tudo aquilo que ele pode levar, pode ser comprado novamente ou, no caso dos documentos, podem ser expedidos em uma segunda via. Nada vale mais a pena que a sua saúde ou a sua vida.

2. Registre um boletim de ocorrência se você for roubado no exterior

A primeira providência que você deve tomar se for roubado no exterior é registrar um boletim de ocorrência. Assim como no Brasil, esse é o documento oficial que será necessário para que você continue todos os outros procedimentos para reaver seus documentos. Ele também garante que você não sofra as consequências do mau uso dos seus documentos por pessoas mal intencionadas. Ele deve ser registrado na polícia local e caso você tenha dúvidas sobre como fazer isso, o seu seguro de viagem poderá ajudá-lo.

roubado no exterior

3. Solicite o cancelamento de todos os seus cartões de crédito

Um ponto muito importante e que deve ser feito rapidamente é o cancelamento de todos os seus cartões de crédito. Assim como aqui no Brasil, se você for roubado no exterior as chances de alguém utilizar o seu cartão e fazer compras altíssimas em seu nome são altas. Por isso, ligue imediatamente para a operadora de crédito e avise sobre o roubo antes que o estrago seja feito.

4. Obtenha uma autorização para retornar ao Brasil

Além de registrar o boletim de ocorrência e cancelar seus cartões de créditos, se você for roubado no exterior e os seus documentos foram perdidos, é importante notificar a unidade consular mais próxima. Você pode pedir ajuda para a sua seguradora de viagem, mas o mais importante é conseguir a autorização para retornar ao Brasil. Sem o seu passaporte em mãos, essa é a única forma de conseguir entrar em território nacional novamente.

5. Entre em contato com a companhia aérea

O contato com a companhia aérea será necessário caso os seus cartões de embarque, reservas ou passagens tenham sido roubadas também. Ou ainda, se o assaltante possivelmente terá acesso a informações que possam comprometer a sua reserva. Nesse caso, o seguro de viagem poderá ajudá-lo a remarcar os voos.

Se você for roubado no exterior, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência. Em seguida, acione o seu seguro de viagem, cancele os seus cartões de crédito, procure a unidade consular mais próxima e remarque os seus voos. Acima de tudo, não se desespere. Todos os documentos e bens materiais podem ser recuperados. Por isso, mantenha a calma.

Você já passou por alguma situação como essa fora do Brasil? Conte nos comentários quais foram as suas providências.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×