3 documentos que você precisa ter em mãos o tempo todo fora do país

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

documentos que você precisa ter fora do país

Quando planejamos uma viagem ao exterior, algumas preocupações são imediatas: passagem, hospedagem, malas, passeios e muito mais. Mas existem também os fatores burocráticos, como o passaporte e o visto, no caso de alguns países específicos. Mas esses não os únicos documentos que você precisa ter fora do país. É necessário estar preparado para situações corriqueiras e também para aquelas inesperadas.

Para te ajudar a viajar sem dores de cabeça e a se preparar perfeitamente, fizemos uma lista com 3 documentos que você precisa ter em mãos o tempo todo fora do país. Veja agora e separe tudo a tempo de embarcar.

1. Passaporte e visto válidos para viajar para fora do país

O passaporte é o seu documento pessoal reconhecido e válido em todo o mundo. O seu RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação são válidos apenas em território nacional ou em países que têm acordos específicos com o Brasil. Mas como regra geral, o passaporte é a forma mais garantida. Já o visto é uma permissão de entrada e permanência em um território. Ele está diretamente atrelado ao objetivo da sua viagem e esse é um ponto muito importante. Por exemplo, se o seu visto é de turismo, você não poderá estudar ou trabalhar naquele país. Em ambos os casos, tanto o passaporte quanto o visto, eles devem estar dentro da validade e são documentos que você precisa ter fora do país.documentos que você precisa ter fora do país

2. Carteira Internacional de Habilitação, caso você vá dirigir

A Carteira Nacional de Habilitação é válida em território nacional. Ou seja, se você planeja dirigir fora do Brasil, é preciso ter a Permissão Internacional para Dirigir. Ela sim irá permitir que você alugue e dirija um carro em outros países. Mas não precisa se preocupar, você não precisará fazer auto escola tudo de novo. O único fato importante é se lembrar que a carteira internacional terá a mesma validade da sua brasileira, por isso fique atento ao prazo. Na prática, para emitir a PID basta entrar no site do Detran do seu estado, solicitar o documento e pagar o valor pedido. Em poucos dias ela chegará na sua casa.

3. Certificados de vacinação são documentos que você precisa ter fora do país

Alguns países exigem que os visitantes estejam protegidos contra doenças. E, portanto, é preciso que o viajante tenha um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Esse é mais um dos documentos que você precisa ter fora do país e ele existe para a sua própria proteção e também para evitar que a população local tenha contato com doenças incomuns naquela área. Para emitir o seu, é necessário que você tome as vacinas, como febre amarela por exemplo, e vá até um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa. Lá o seu cartão de vacinação será usado como comprovante e um CIVP será emitido em seu nome.

Como você pode perceber, os documentos que você precisa ter fora do país não são de outro mundo. Na realidade, eles existem para tornar as burocracias locais possíveis. Desde o passaporte, passando pelo visto, a permissão internacional para dirigir e até um certificado internacional de vacinação e profilaxia.

Você já preparou a sua documentação para viajar? Conte nos comentários quais deles já estão prontos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×